Os fatores externos podem influênciar no desenvolvimento infantil de forma positva e negativa. A psicologia infantil proporciona a criança ferramentas para o seu crecimento saudável ultrapassando os transtornos psicologicos através de:

  • Avaliação Psicológica
  • Acompanhamento e Aconselhamento Familiar 

As crianças passam por estágios de desenvolvimentos importantes para a construção do seu intelecto e habilidades pessoais e sociais. O desenvolvimento infantil abrange a Primeira infância (0 aos 3 anos) quando se inicia o desenvolvimento das competências cognitivas assim como a autoconsciência e vínculo afetivo. Durante a Segunda Infância (3 aos 6 anos) há o reforço das habilidades motoras, comportamento egocêntrico, maturidade cognitiva, pensamento lógico, criatividade, imaginação, independência e autocontrolo. Consideram a família como o núcleo da vida. A Terceira Infância (6 aos 12 anos) apresenta diminuição do egocentrismo, aumento da memória e habilidades linguísticas, autoimagem e redução da autoestima. Os amigos assumem um papel importante e fulcral para o desenvolvimento. 

Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida.

O desenvolvimento social e da personalidade na adolescência é multifacetada e dinâmica. Implica várias formas altamente inter-relacionadas de desenvolvimento que abrangem um vasto leque de comportamentos, sentimentos, pensamentos e consequências relacionadas com a saúde.

Pode ser um período de confusão, ansiedade, tristeza e bem-estar; para outros, é um período de desafios gigantescos que levam a um estado adulto insatisfatório, perturbado e frustrante.  Assim, a Psicologia proporciona ferramentas para que o adolescente ultrapasse de froma saudável os obstáculos que surgem através de:

  • Avaliação Psicológica
  • Acompanhamento e Aconselhamento Familiar 

De acordo com Erickson, na fase adulta a identidade já está construída e o individuo encontra-se apto a desenvolver uma relação afetiva de intimidade (construir família) e ingressar em uma atividade profissional assim como desenvolver as suas potencialidades pessoais e sociais.

Durante esta fase o individuo é submetido a situações de ansiedade e vivências que promovem a diminuição da autoestima.  


O individuo na fase idosa apresenta mudanças psicológicas como a dificuldade de adaptação a novos papéis tendo relação com as experiências de vida, papéis sociais, atividade profissional e outras.

Surgem alterações relevantes como a crise de identidade, perda de autoestima, autonomia, independência e poder de decisão. 

2018 . Cátia Silva
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